O que é?
A cirurgia de correção da Incontinência urinaria de esforço (IUE) é um dos procedimentos mais comum na mulher, sendo que aproximadamente 4% vão realizar uma cirurgia para incontinência urinaria durante a sua vida.
Este procedimento nada mais é que a colocação de uma malha sintética a baixo da uretra, ajudando assim no fechamento da uretra durante as manobras de esforço e evitando desta forma a perda urinaria.
Indicação
A cirurgia de Sling está indicado naquelas mulheres que tem incontinência urinaria associada ao esforço que a afete nas suas atividades diárias e na qualidade de vida.
Como se faz?
O procedimento cirúrgico é realizado em ambiente hospitalar, com anestesia local (raqui) e sedação. A paciente após anestesiada deve ser posicionada em posição ginecológica e submetida a limpeza rigorosa da região. É realizado um incisão pequena na parede vaginal anterior e passado as agulhas de sling conforme a técnica (retropúbica ou transobturatoria) e então a tela é posicionada a baixo da uretra.
A técnica é considerada relativamente simples. Em geral, quando é necessária apenas a colocação do Sling, sem a correção da cistocele (levantamento da bexiga caída), a cirurgia dura, em média, 30 minutos. Cerca de oito horas após a cirurgia de Sling é retirada a sonda vesical (que fica na bexiga), e assim que a paciente urinar espontaneamente e sem dificuldades poderá ter alta. Isso ocorre em torno de 24 horas.
Preparo
Os cuidados pre-operatórios devem ser:
. Jejum de no mínimo 8h
. Medicações anticoagulantes devem ser suspensas antes do procedimento (conforme orientação do seu médico)
. Aparar no dia anterior (se for via vaginal deve-se aparar o pelos pubianos)
. Medicações devem ser sempre informadas para avaliar a necessidade de suspensão nos dia da cirurgia
. O estudo urodinâmico é recomendado previamente a qualquer cirurgia que afete a micção e o armazenamento vesical, de forma a confirmar o diagnóstico presuntivo e excluir as doenças que não devem ser submetidas a cirurgia.
Recuperação
A recuperação também não é complexa. Deve-se:
. Fazer a higiene local com água e sabonete comum
. Fazer uso das medicações receitadas (normalmente antibióticos e analgésico)
. Não fazer esforço físico por pelo menos trinta dias após a cirurgia
. Não manter relação sexual por 40 dias
. Os pontos caem sozinhos, sem a paciente precisar ir ao consultório para retirá-los
. Sangramento vaginal pode ocorrer por ate 30 dias
. O retorno ao consultório deve ocorrer entre 15 e 30 dias
. Quando ocorre também a correção da cistocele os cuidados são os mesmos, com exceção ao esforço físico e atividade sexual, que deve ser respeitado por um período de no mínimo 90 dias.