UROLOGIA NÃO É SÓ COISA DE HOMEM!

O urologista, médico que ganhou fama por cuidar do aparelho genital masculino também é especializado em doenças do aparelho urinário (rins e bexiga) de mulheres e homens, adultos, idosos e crianças. A urologia é uma especialidade central para, por exemplo, doenças que envolvem cálculos renais, dificuldades urinárias, infecções urinárias, incontinência urinaria, tumores urológicos, fístulas urinárias, bexiga neurogênico e muitas outras doenças urologicas que acometem ambos os sexos e se distribuem entre todas as faixas etárias, das crianças aos idosos.

O sexo feminino muitas vezes não se dá conta de que várias doenças do aparelho urinário são do escopo dos urologistas. E isso pode retardar um diagnóstico mais preciso. As doenças urológicas em mulheres mais frequentes no consultório:

- Bexiga Hiperativa: Transtorno conhecido como a vontade excessiva de ir ao banheiro e que provoca nas pessoas uma vontade incontrolável de urinar. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente duas mulheres para cada homem possuem o quadro da doença. Uma pessoa com Bexiga Hiperativa pode também desenvolver incontinência urinária, problemas de pele e infecções urinárias.

- Incontinência Urinária: é uma doença caracterizada pela perda involuntária de urina. É um problema de saúde comum entre mulheres de meia idade e idosas. Cerca de 30% da população feminina terá incontinência urinária depois dos 60 anos. A incontinência urinária pode ser decorrente de um enfraquecimento da musculatura da pelve (bexiga caída), ou por um mau funcionamento da bexiga (bexiga hiperativa) minto.

- Cistite Intersticial: também chamada de síndrome da bexiga dolorosa, é a inflamação crônica da bexiga, geralmente muito intensa, que acomete principalmente mulheres com idade de 20 a 60 anos. Sua causa ainda é desconhecida.

- Infecção Urinária: é a presença de microorganismos no aparelho urinário.
Pode ser causada por bactérias, fungos e vírus.