SABIA DA IMPORTÂNCIA DE FREQUENTAR UM
UROLOGISTA DESDE À ADOLESCÊNCIA?

Muitos homens acreditam que a idade ideal para procurar um urologista é a partir dos 40 anos, devido a maior incidência do câncer de próstata a partir dessa idade. Porém, ele acompanha o desenvolvimento desde a infância, como nos casos onde é necessário a realização da cirurgia de fimose, por exemplo.

Na adolescência, fase de desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos e início da vida sexual, o urologista é responsável pela orientação sobre a prevenção de DSTs e outras disfunções que podem aparecer nessa fase da vida.

A partir dos 40 anos é indicada a consulta anual ao urologista, principalmente para quem apresenta casos na família de câncer de próstata, com mais chances de incidência de óbitos acima dos 50 anos.

Além dos exames para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, o urologista atua na prevenção de doenças infecciosas na uretra, bexiga e rins, infertilidade, disfunção erétil, câncer de pênis e testículos, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras.

Nesse sentido, a consulta regular a um especialista em urologia auxilia no diagnóstico precoce para esses problemas e a prevenir as causas como fatores relacionados ao sedentarismo, tabagismo, alimentação, hábitos de higiene pessoal, uso de preservativos e etc.