Nefrolitotripsia Anterior

O que é?

É um procedimento cirúrgico minimamente invasivo utilizado para tratamento de cálculo renal a qual consiste em uma punção lombar e introdução do aparelho com câmera para fragmentação e retiradas dos cálculos.

Indicação

Este procedimento esta indicado para para remover cálculos (pedras) grandes ou múltiplas nos rins que não são facilmente tratadas por outros meios (litotripsia extracorpórea ou ureterorrenolitotripsia flexível com laser). Também esta indicado nos casos de estenose de junção ureteropiélica, divertículo calcinais e estenose de infundibulo.

Como faz?

O paciente sob a anestesia geral devera ser posicionado na posição ginecológica e então será submetido a um cateterismo ureteral no lado que será operado, para a injeção de contraste e permitir a visualização do sistema coletor renal sob controle radioscópico. O paciente será novamente posicionado em posição de decúbito dorsal ou ventral, sendo esta uma escolha do cirurgião, porém existem casos específicos em que uma ou outra posição pode estar mais indicada. A próxima etapa consiste na punção do rim por agulha e a introdução de um fio guia, que irá garantir o trajeto entre a pele e o interior do rim.Uma pequena incisão (1,5 cm) é feita no flanco e o sistema coletor de rim é acessado diretamente através de um tubo oco ('bainha') e um nefroscópio é introduzido pela bainha. As pedras são então fragmentadas e retiradas por este tubo. Um tubo que drena o rim pelo local da incisão ('nefrostomia') é inserido no final do procedimento e geralmente é removido no segundo dia após a cirurgia. O cirurgião as vezes pode decidir pela a colocação de um cateter JJ no ureter.

Preparo

Os cuidados pre-operatórios devem ser:
. Jejum de no mínimo 8h
. Medicações anticoagulantes devem ser suspensas antes do procedimento (conforme orientação do seu médico)
. Exame de urina recente (de no máximo 2 semanas antes da cirurgia)
. Medicações devem ser sempre informadas para avaliar a necessidade de suspensão nos dia da cirurgia

Recuperação

A recomendações pos-operatorias devem constar:
. Repouso por 15 dias
. Usar as medicações prescritas pelo urologista
. Retorno ao consultorio entre 15 e 30 dias pós procedimento
Pode-se esperar que ocorra a alta hospitalar:
. Pequena saída de urina pelo orifício da nefrostomia por alguns dias após a retirada do dreno.
. Sangramento na urina
. Dor lombar
. Cólica renal (nos casos de eliminação de fragmentos dos cálculos)